O que é WebQuest?
WebQuest
é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional,
estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.É um modelo extremamente simples
e rico para dimensionar usos educacionais da Web.
Foi
proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas
na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá,
Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).
Como
iniciar um projeto de WebQuest?
Navegar
na Internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção
do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de
aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletador de dados sem
relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.
Uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa
inicial oferecendo uma variedade de links selecionados acerca do assunto, para
consulta orientada dos alunos.
Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles.
Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.
Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles.
Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online.
Que softwares devemos usar na criação de uma WebQuest?
WebQuest não exige softwares
específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede (editor de texto
Word ou FrontPage ou outros), produzir páginas, textos e imagens.
Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de webquest na metodologia pedagógica e na formação de docentes.
Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de webquest na metodologia pedagógica e na formação de docentes.
O portal dos softwares :
http://www.webquestbrasil.org/criador2/ e
http://www.webquestfacil.com.br/ onde você poderá preparar seu projeto de webquest, de uma forma rápida e bastante fácil e ainda ter a vantagem de hospedar o seu projeto.
http://www.webquestbrasil.org/criador2/ e
http://www.webquestfacil.com.br/ onde você poderá preparar seu projeto de webquest, de uma forma rápida e bastante fácil e ainda ter a vantagem de hospedar o seu projeto.
Qual
a duração para um projeto envolvendo uma WebQuest?
Uma
webquest pode ser definida como sendo de curto prazo
(até uma semana) ou de longo prazo (de
uma semana até um mês ou mais).
Com
a WEBQUEST, trabalha-se em
forma de projetos de pesquisa, utilizando a ideia de aprendizagem
colaborativa. É um espaço na WEB que irá facilitar e enriquecer o uso da
Internet por professores e alunos.
Por
que optar pela metodologia da WebQuest?
Nos
últimos anos, uma das preocupações que tem nos despertado tem sido a baixa
qualidade dos trabalhos acadêmicos, principalmente no que se refere a pesquisas
realizadas na Internet, pesquisas são realizadas desprovidas de apoio e suporte
dos educadores, onde a prática do “copiar-colar” acontece sem nenhuma leitura
previa.
Percebemos
que a Webquest desenvolve métodos eficientes para introduzir
os alunos a utilizarem as novas tecnologias como ferramenta de maneira a
assegurar a aprendizagem intimamente associada ao currículo, fornecendo modelos
para associar pesquisa na web e resultado de aprendizagem de uma forma prática
e confiável.
Vantagens
da utilização de WebQuest:
As
vantagens da WebQuest tem a ver com o fato de poder adaptá-la a uma grande
variedade de ambientes de tecnologias e a muitas áreas diferentes de
currículos, além de sistematizar a pesquisa na web, ambiente que pode dispersar
o aluno.
Quais
os elementos básicos de uma Webquest?
Os
elementos básicos de uma WebQuest são:
• Uma introdução: que fornece informações básicas
para despertar o interesse dos alunos pela tarefa;
• Uma tarefa: situação, atividade a ser
proposta;
• Processo (ou etapas): envolvido para completar a
tarefa;
• Os recursos: a serem utilizados são basicamente
da Internet, mas outros dados, como informações obtidas em bibliotecas, podem
ser incluídas;
• Orientação: e organização de informação e
conclusão da tarefa;
• Conclusão: (o que foi aprendido com
sugestões para mais aprendizagem);
• Autores
• Referências Bibliografias
As WebQuests fornecem
a aprendizagem ativa em que o objetivo é a aquisição e integração do
conhecimento.
Através das atividades nas WebQuests o aluno lidará com uma quantidade significativa de novas informações, interpretando-as por síntese e análise e finalmente, transformando-as em conhecimentos.
Através das atividades nas WebQuests o aluno lidará com uma quantidade significativa de novas informações, interpretando-as por síntese e análise e finalmente, transformando-as em conhecimentos.
WebQuests tornam-se atraentes quando
se pode compartilhar entre professores, são atualizadas constantemente e pode
ser usada de um ano para outro, o tempo não irá interferir nas atividades
oferecidas pelos educadores.
Objetivos
da Webquest:
•
Modernizar modos de fazer educação;
•
Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas;
•
Promover aprendizagem cooperativa;
•
Desenvolver habilidades cognitivas;
•
Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las);
•
Incentivar criatividade;
•
Favorecer o trabalho de autoria dos professores;
•
Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos;
•
Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho do professor
com a utilização das novas tecnologias;
•
Investigar novas estratégias na utilização dos recursos oferecidos pela www no
meio educacional;
•
Analisar novas modalidades de ação e intervenção, em termos de participação nas
consultas a diversos níveis: Fórum de discussão, lista de discussão, correios
eletrônicos, chats etc.;
• Propor
modalidade de intervenção, via a tentativa de criar um espaço de aprendizagem
colaborativa entre os alunos no seu cotidiano;
•
Promover a formação de recursos humanos e geração de conhecimentos,
considerando que vários estudantes participarão ativamente da pesquisa;
•
Promover os educandos a tornarem-se aprendizes ativos, solucionadores de
problemas, pesquisadores e projetistas;
•
Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela
construção do conhecimento;
•
Analisar dados num maior número de sites envolvendo os alunos eletronicamente,
emitindo uma pesquisa, coletando respostas, analisando resultados, finalizando
com a socialização dos resultados;
•
Compartilhar observações e experiências vivenciadas por outros alunos que
utilizam a Internet como ferramenta didática em suas pesquisas, experimentando
o poder da multimídia da www.
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